undefined
23 abril 2017 às 19h47

Irmã da jovem que morreu com sarampo está internada

Leitura: min

A rapariga de 13 anos foi internada este domingo no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa. Medida de precaução apenas, garante a Direção Geral de Saúde.

TSF com Lusa

No final da tarde, uma das irmãs da jovem de 17 anos que morreu na quarta-feira com uma pneumonia bilateral provocada pelo vírus do sarampo foi também hospitalizada, avançou o Expresso. A jovem de 13 anos e ainda uma outra irmã de cinco anos não estão vacinadas, acrescenta o jornal.

A TSF apurou que a jovem que foi internada hoje tinha tomado imunoglobulina, um medicamento preventivo para evitar ser contagiada pela irmã, também usado na prevenção da Hepatite A. No entanto, acabou por ser infetada.

Citado pela agência Lusa, o diretor-geral da Saúde esclarece que a rapariga de 13 anos apenas foi internada "como medida de precaução especial" e afirmou que "não há motivos para se temer uma situação de epidemia descontrolada".

"A situação de atividade epidemiológica do sarampo não tem alterações significativas", disse Francisco George, referindo que o estado clínico da jovem internada no Hospital Dona Estefânia "não inspira cuidados".

De acordo com fonte do Hospital Dona Estefânia, só na segunda-feira é que serão conhecidos os resultados dos exames que irão determinar se a jovem está infetada com o vírus do sarampo.

Segundo Francisco George, mantêm-se os 21 casos de sarampo diagnosticados em Portugal, encontrando-se 15 ainda em investigação. Na segunda-feira deverá ser emitido um novo boletim epidémico sobre a doença, disse.

Este domingo, o Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças revelou que há agora 18 países europeus incluídos numa lista de regiões com transmissão endémica de sarampo.