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05 maio 2016 às 16h13

Túnel reduz 40% dos custos na passagem do Marão a empresa Sousacamp

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A maior empresa transmontana do distrito de Bragança, que produz cogumelos, garante que o novo túnel vai baixar os encargos com o transporte das mercadorias. Mas duvida que haja novos negócios.

Afonso de Sousa

A Sousacamp produz e distribui cogumelos no mercado nacional. Tem cerca de 80% de quota de mercado e é uma das três maiores, nesta área, na península ibérica. Tem mais de 500 empregados e várias empresas em Portugal e Espanha. Os dois principais centros estão em Benlhevai, no concelho de Vila Flor, Bragança e o outro em Paredes, Porto. Entre eles existe um fluxo diário constante de camiões e mercadorias.

Até agora, o Marão era uma passagem com muitos custos. A partir de domingo, o túnel vem aliviar muitos encargos da empresa. "O grupo Sousacamp transporta, em Portugal cerca de 500 toneladas de produto, semanalmente. Um terço desse produto passa impreterivelmente pelo Marão. É um tráfego diário considerável. Temos uma frota de cerca de 20 camiões e estes funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana", diz Frederico Branco, administrador da Sousacamp.

A abertura do túnel vem alterar positivamente estes transportes, acrescenta. "Reduz o tempo de viagem e reduz o consumo do combustível. Estimamos menos dois quintos de consumo".

Uma redução de cerca de 40% em cada passagem. O engenheiro da empresa transmontana de cogumelos afirma também que assim não custa pagar os cerca de 5 euros da portagem, para pesados.

"Para nós não se transforma em algo oneroso mas sim uma redução no valor global de custos. Para lá do desgaste de material que pressupõe a subida e a descida do Marão há também o consumo acrescido de gasóleo", lembra.

Frederico Branco diz também que a infraestrutura chega atrasada cerca de "20 anos" mas ainda a tempo de ajudar os agentes comerciais, de um e outro lado da serra. Já não está tão certo de que possam aparecer novos negócios: "Não só para nós enquanto empresa mas para todas as pessoas que têm ou que fazem negócios com a região. Que isso promova negócios novos, não sei".

Certeza para a Sousacamp é a de que o túnel reduzirá em cerca de 40 %, os custos de cada viagem que os camiões passem a fazer por ali.