Desporto
01 outubro 2020 às 13h41

Portugueses no caminho do FC Porto. City, Marselha e Olympiacos são os adversários na Champions

Leitura: min

Dragões defrontam Villas-Boas, Pedro Martins e Bernardo Silva. Ronaldo e Messi voltam a encontrar-se. Veja os grupos da Liga dos Campeões.

Cátia Carmo

O FC Porto, campeão português em título, vai defrontar o Manchester City, Olympiacos e Marselha na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Resultados do sorteio:

Grupo A: Bayern de Munique
Atlético de Madrid
Salzburgo
Lokomotiv

Grupo B: Real Madrid
Shakhtar Donetsk
Inter de Milão
Monchengladbach

Grupo C: FC Porto Manchester City
Olympiacos
Olympique de Marseille

Grupo D: Liverpool
Ajax
Atalanta
Midtjylland

Grupo E: Sevilha
Chelsea
FC Krasnodar
Rennes

Grupo F: Zenit
Borussia Dortmund
Lazio
Brugge

Grupo G: Juventus
Barcelona
Dínamo de Kiev
Ferencváros

Grupo H: Paris Saint-Germain
Manchester United
Leipzig
Basaksehir

Os dragões, que falharam a edição do ano passado, vão cumprir a sua 24.ª participação na fase de grupos, tal como o campeão europeu Bayern Munique. Melhor, só os dois gigantes espanhóis, o Real Madrid e o FC Barcelona, que vão para a 25.ª.

Face à pandemia de Covid-19, que atrasou o início da prova, a fase de grupos da Champions apenas arranca em 20 de outubro, sendo que tudo se decidirá no espaço de oito semanas: três consecutivas, duas de interregno e mais três de rajada.

As datas são 20 e 21 de outubro (primeira jornada), 27 e 28 de outubro (segunda), 3 e 4 de novembro (terceira), 24 e 25 de novembro (quarta), 1 e 2 de dezembro (quinta) e 8 e 9 de dezembro (sexta e última).

Antes do sorteio, os prémios individuais. Didier Drogba, antigo avançado do Chelsea e vencedor da Champions em 2011/12, subiu ao palco para receber o prémio do presidente da UEFA.

Neuer, guardião do Bayern de Munique, atual detentor do troféu, foi distinguido com o prémio de guarda-redes do ano. Do lado feminino, Bouhaddi, do Lyon, é a guarda-redes do ano.

Já o prémio de Melhor Defesa do Ano foi para Joshua Kimmich, do Bayern. Wendie Renard, do Lyon, venceu o prémio de Melhor Defesa do Ano feminino.

O Melhor Médio do Ano é De Bruyne, do Manchester City. Uma distinção que, do lado do futebol feminino, foi para Dzsenifer Marozsan, do Lyon.

É também para o Bayern que vai o prémio de Melhor Avançado do Ano: Lewandowski. A Melhor Avançada do Ano, por sua vez, é Pernille Harder, do Wolfsburgo.

O prémio de Treinador Europeu do Ano foi também para os alemães do Bayern e para Hans-Dieter Flick.

Por fim, a distinção de Jogadora do Ano para a UEFA foi para Harder, que já veste a camisola do Chelsea. Lewandowski levou para casa o prémio de Jogador do Ano.