Mundo
02 junho 2020 às 15h56

"Donald Trump tornou este país num campo de batalha"

Leitura: min

O candidato democrata à Casa Branca considera que o presidente norte-americano apenas quer agradar à sua base de apoio eleitoral. Joe Biden apela ao combate às desigualdades.

Tiago Santos

O candidato democrata às eleições norte-americanas critica a posição de Donald Trump sobre as manifestações nas ruas depois da morte de George Floyd. Numa declaração em Filadélfia, Joe Biden considera que Donald Trump está a tentar tirar proveito político da situação de crise que alastra no país.

"Donald Trump tornou este país num campo de batalha", disse esta terça-feira o antigo vice-presidente de Barack Obama. Sobre a resposta de Donald Trump aos protestos violentos, Biden considera que as palavras de Trump "não são palavras dignas de um presidente".

Sobre a ameaça de enviar militares para as ruas caso os governadores estaduais não consigam conter os protestos, Biden diz que o atual presidente está a pensar nas eleições. "Donald Trump considera que a divisão é benéfica para ele. Entende que a sua candidatura é mais importante do que o país", considera o candidato democrata às eleições de outubro.

"Trump está a tornar este país num campo de batalha (...) "Trump é parte do problema. E está a acelera-lo", aponta.

Joe Biden considera ainda que Trump está apenas interessado em agradar à sua base de apoio para a recandidatura à Casa Branca.

"A história norte-americana não é um conto de fadas (...) O racismo separou-nos. Temos de reconhecer que estas divergências fazem parte da cultura norte-americana, mas não se podem ignorar as desigualdades", diz Joe Biden. "Somos melhores quando abrimos o coração do que quando serramos o punho", acrescenta.