undefined
27 setembro 2016 às 07h35

Portugal vai lançar campanha em Inglaterra para não perder turistas

Leitura: min

Em entrevista à TSF e ao Diário de Notícias, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, anuncia também a criação de um seguro de responsabilidade civil para o alojamento local.

Vítor Rodrigues Oliveira

O governo vai lançar uma campanha de sensibilização em Inglaterra para mitigar eventuais efeitos da saída do Reino Unido da União Europeia no turismo português. Ana Mendes Godinho lembra que este ano há um crescimento ainda maior do número de turistas britânicos - e não antecipa problemas para 2017 -, mas o governo quis prevenir, recordando os ingleses que "a mais velha aliança da Europa" é a que une os dois países.

"Acho que ninguém pode pôr a cabeça na areia e fingir que isto não está a acontecer", diz a secretária de Estado do Turismo, que quer "mitigar quaisquer efeitos possíveis". No ano passado, houve mais de oito milhões de dormidas de britânicos em Portugal, 24% de todas as dormidas de não residentes.

A ideia da campanha, que ainda não tem data definida, surge depois de o governo ter recebido boas indicações de grupos de discussão organizados em Inglaterra. Estes focus groups, com diversos agentes turísticos, permitiram perceber que os britânicos prezam a histórica relação de confiança entre os dois países.

O Reino Unido deverá acionar o artigo 50 do Tratado de Lisboa em fevereiro, permitindo efetivar o divórcio com a União Europeia.

Alterações à vista no alojamento local

Na entrevista à TSF e ao Diário de Notícias, a secretária de Estado do Turismo revela que está a preparar ajustamentos à lei do alojamento local. Até ao final do ano, Ana Mendes Godinho quer nomeadamente criar um seguro de responsabilidade civil, de forma a controlar os requisitos de segurança dos alojamentos, e garantir melhores condições de higiene.

"Como qualquer fenómeno que cresce, precisa sempre de alguns ajustes", reconhece Ana Mendes Godinho, que identifica incongruências na lei. Ainda assim, garante que não tem qualquer problema com o fenómeno e entende que Lisboa "está a anos-luz" de Barcelona e outras cidades europeias no que diz respeito a constrangimentos provocados pelo turismo.

A secretária de Estado sublinha que, nos últimos anos, os centros históricos de Lisboa e Porto foram reabilitados à boleia do turismo.