undefined
12 maio 2018 às 11h27

Cinco razões que levaram o FC Porto a ser campeão

Leitura: min

Reveja alguns dos momentos marcantes do caminho do campeão FC Porto rumo ao título.

Ana António (vídeo) Ricardo Oliveira Duarte (texto)

No dia da apresentação de Sérgio Conceição Pinto da Costa contou que se sentou com o agora treinador e lhe perguntou se ele queria ser treinador do Porto. Perante a resposta afirmativa havia que tratar de um "pequeno" problema: Conceição tinha acabado de renovar por três épocas com o Nantes... Nada que uma conversa do treinador com o presidente dos franceses não resolvesse.

Nesse dia, 28 de maio, com o "sim" de Sérgio Conceição, Pinto da Costa deu aquele que é consensualmente apontado como o principal passo para a conquista de um título que há 4 anos fugia ao FC Porto.

Definido o comandante era tempo de alinhar as tropas. E aí Conceição impôs outra das marcas mais determinantes do sucesso desta época. "Resgatou" os emprestados Marega (Vitória de Guimarães), Aboubakar (Besiktas), Otávio (Vitória de Guimarães), Sérgio Oliveira (Nantes), Ricardo Pereira (Nice), e mais tarde Gonçalo Paciência (Vitória de Setúbal). De uma forma ou outra todos acabaram por ter um papel importante no 28º título dos dragões.

A ter de apontar um momento dentro do relvado, é impossível não olhar para o pontapé de Herrera que terminou com a bola dentro da baliza de Bruno Varela, na Luz, ao minuto 89, contra o Benfica, como o mais determinante. O golo do mexicano colocou o Porto novamente na liderança do campeonato e "quebrou" completamente o principal adversário, naquela altura, na corrida pelo título.

Naturalmente que as opiniões variam e muitos outros momentos tiveram influência na conquista da Liga pelo FC Porto. Estes (que estão no vídeo acima) são apenas cinco eleitos por nós.