undefined
26 agosto 2016 às 10h35

Liga dos Campeões vai ter mais "tubarões" a partir de 2018/19

Leitura: min

A UEFA anunciou esta manhã que os quatro maiores campeonatos da Europa vão ter quatro equipas com acesso direto à fase de grupos da liga milionária. Por enquanto, boas notícias para a Itália.

Jorge Garcia

A fase de grupos da Liga dos Campeões vai ter novas regras daqui a dois anos que beneficiam os países com maior coeficiente.

Nesta altura, as regras determinam que as três maiores ligas tenham três lugares garantidos na fase de grupos da Liga dos Campeões, com o quarto classificado a ter de disputar o play-off de acesso. O quarto, quinto e sexto campeonatos têm duas equipas garantidas, com a terceira a ter de disputar também o play-off.

Tudo isto vai mudar e, a partir de 2018/19, os quatro melhores campeonatos vão passar a ter quatro equipas com qualificação direta para a fase de grupos. Olhando para o ranking da UEFA, estas mudanças deverão beneficiar a Itália. Espanha é, neste momento, e de forma destacada, o melhor campeonato. Seguem-se Inglaterra e Alemanha e, a curta distância, a Itália.

Com 60.915 pontos amealhados ao longo das últimas cinco temporadas, Itália leva um avanço muito grande para o país que se segue, França, com 44.415 pontos. Portugal ocupa neste momento a sétima posição, embora penalizado pelo arranque de época, já que terminou a temporada passada no quinto lugar, tendo sido ultrapassado pela França e Rússia.

É preciso também ter em conta que, ao contarem apenas as prestações das últimas cinco temporadas para este ranking, Portugal vai perder para o ano os pontos obtidos em 2012/13, a melhor prestação dos últimos tempos, tal como França. Mais sorte têm países como a Rússia, que perdem um dos piores anos, ou a Espanha, que vê apagada a prestação recente menos conseguida.

Neste temporada, Portugal tem três clubes na Liga dos Campeões, Benfica e Sporting com entrada direta e o FC Porto, que venceu no play-off a Roma, terceira classificada do campeonato italiano. O Monaco, terceiro classificado do campeonato francês, derrotou o Villarreal, quarto em Espanha na época transata. Manchester City e Borussia Mönchengladbach, quartos classificados em Inglaterra e na Alemanha, também superaram o play-off.