Desporto
21 junho 2019 às 14h33

Andebol: Liga dos Campeões vai ter duas equipas portuguesas pela primeira vez

Leitura: min

Em entrevista à TSF, Rui Guimarães garante que "este é o melhor ano de sempre do andebol português".

António Botelho

A Liga dos Campeões de andebol vai contar, pela primeira vez, com duas equipas na mesma edição, anunciou a Federação Europeia de Andebol, que confirmou que FC Porto e Sporting vão estar presentes na próxima fase de grupos da competição. Em conversa com a TSF, Rui Guimarães, jornalista do jornal O Jogo e especialista na modalidade, afirma que este é um ano histórico para o andebol português

Rui Guimarães sublinha que este "tem sido um ano fantástico para o andebol em Portugal, que significa o excelente trabalho que está a ser feito pelas equipas portuguesas, nomeadamente do FC Porto, que entra como campeão nacional, que tinha sido bicampeão nacional, e que fez uma campanha notável na última Liga dos Campeões."

O jornalista especialista na modalidade não tem dúvidas que "este é o melhor ano de sempre do andebol português" e que a entrada de FC Porto e Sporting na fase de grupos da Liga dos Campeões está relacionada com a aposta das equipas não só na formação de jogadores e treinadores portugueses, como também no investimento em jogadores estrangeiros de qualidade.

Quanto às possibilidades que as duas equipas portuguesas têm na fase de grupos da Liga dos Campeões, Rui Guimarães admite que não é fácil lançar uma previsão mas recorda que o Sporting ficou-se pelos oitavos-de-final o ano passado, o que foi excelente resultado. O jornalista do jornal "O Jogo" vai mais longe: "Há muitos anos que não se conseguia um resultado destes. Aliás durante 12 anos, até o FC Porto ter voltado a colocar Portugal na Liga dos Campeões, não tivemos equipas nesta prova."

Rui Guimarães explica ainda que "o FC Porto ficará nos grupos A ou B juntamente com as equipas mais fortes, já o Sporting nos grupos C ou D com as equipas mais acessíveis" e garante que"só o facto de FC Porto e Sporting estarem na mesma edição da Liga dos Campeões é uma notícia sensacional para o andebol e para o desporto português.

Os vencedores dos grupos A e B garantem a qualificação direta para os quartos-de-final, enquanto os cinco posicionados seguintes de cada uma das poules seguem para os oitavos de final, ficando de fora apenas os dois últimos classificados de cada agrupamento.

Os dois primeiros classificados dos grupos C e D qualificam-se para um play-off, do qual vão sair os dois últimos apurados para a primeira fase a eliminar.

O sorteio da fase de grupos está marcado para 27 de junho, às 17h, e realiza-se em Viena, na Áustria.